terça-feira, 1 de junho de 2010

Eu, parede...

Encostei-me na gélida parede. Sua aspereza de repente tornou-se tão agradável que eu queria que fosse parte de mim. Desejos se transformam em realidade? Dessa vez, sim. Aos poucos ela foi se tornando parte de mim e eu, parte dela. Quando percebi, estava assim: parede.
Todos passam por mim e alguns até me olham, mas ninguém me vê. vez em quando, alguém crava em meu peito um prego. Vez em quando, alguém pendura em mim um quadro bonito ou me passam uma mass(car)a, escondendo minhas rachaduras. Dizem que eu fico mais bonita assim. Ouço tudo. Mas nada falo.
Dia desses, tentei falar com uma porta- mas ela não me respondeu. Fica ali, se fechando e se abrindo para qualquer um e ainda leva fama de burra. Não sei se é, realmente. Também tentei conversar com a janela, mas a pobre só fica a suspirar olhando para o mundo lá fora e imaginando todo o resto que não pode ver. Com o chão, não falo mais, não. Ele só reclama de sua condição de ser pisado sem ter atenção devida. Os quadros daqui dizem que não podem se mexer para não estragar a pintura. Não sei se ainda quero ser parede. Um móvel qualquer, talvez fosse melhor.
Shh. Estão dizendo algo.Ouça! Não entende? Querem me derrubar - dizem que eu não combino com o resto.
Vou sair daqui. Não vou ficar parada esperando minha queda.
"Mantenha- se aí. Cada um tem o destino que merece. Você quis ser parede. Seja parede!" diz a porta.
"Não adianta deixar de ser parede. Serás outra coisa pior... E eu preciso que fique, para que eu possa ver tudo lá fora. Mantenha-se parede. Mantenha-me aqui." diz a janela.
"Deixa de ser parede e venha ser chão, para ver o que é ser sofrimento" , diz o chão.
Os quadros nada dizem.
Saio da parede.
Todos me olham, na espera que eu saia e os deixe. E deixe ser a parede ser derrubada.
Saio da sala.
Compro uma briga dura com os donos da casa e consigo manter toda a casa - inclusive a parede - de pé.
Volto à sala.
A porta me diz que seria melhor ter deixado a parede ser derrubada. A janela concorda - sem parede o mundo poderia ser melhor visto. O chão me diz que eu só saí para pisar nele. Os quadros nada dizem.
O que ninguém percebe é que virariam entulho sem a parede para apioá-los. Mas continuam a reclamar.


12/05/2010

Um comentário:

♫ Liliane ♥ disse...

Amiga, estou impressionada com esse texto. É, sem dúvida alguma, surpreendente. bj